Acontece quando uma espécie sofre mutações significativas ou quando novas gerações se adaptam a condições ambientais apresentando novas características que passam aos descendentes formando uma nova estirpe.
.
É sabido que os vírus estão em constante mutação e por isso são esperadas novas variantes. Neste momento sabemos que existem 3🦠:
• 🦠 A Inglesa- B.1.1.7- que se transmite mais facilmente (até cerca de 70% vezes mais) todas as outras variantes, uma vez que os infetados apresentam uma carga viral superior. Foi identificada em Setembro de 2020. Inicialmente em Londres, chegou rapidamente a Portugal e já temos cerca de 20000 pessoas infetadas com esta estirpe. Sabemos também que é responsável por cerca de 20% das novas infeções em Lisboa e Vale do Tejo e prevê-se que em três semanas vai afetar 60% do total de infetados em Portugal. Tem uma mortalidade associada à doença grave superior em 30%.
Outra questão interessante desta estirpe, é que no Reino Unido infetou em proporção mais jovens dos 10-19 anos, do que adultos dos 60-69… ⚠️
• 🦠 A do Sul de África chamada B1.351 foi originalmente detetada em Outubro e tem algumas mutações iguais às da Inglesa. Talvez por isso também seja mais agressiva nos jovens. Aliás, o Ministro da Saúde da África do Sul disse que se descobriu esta nova estirpe quando se reparou que havia maior proporção de doentes mais jovens sem co-morbilidades e com doença grave.
Já foi detetado em Portugal um homem com esta estirpe, que viajava da África do Sul.
• 🦠 A Brasileira, a de Manaus, P.1, tem umas mutações adicionais que foram detetadas em dezembro de 2020. Tem duas mutações que a tornam mais perigosa. Uma que a torna 50% mais transmissível e outra que parece defendê-la dos anticorpos que nós já possamos ter, permitindo uma re-infecção como se fosse uma nova infecção (parece que a da África do Sul também tem esta mutação).
Ainda não chegou a Portugal, mas é uma possibilidade a cada dia que passa.
.
O melhor mesmo é ficarmos resguardados! Eu por aqui aguardo que se saiba mais sobre as novas estirpes, para vos contar tudo!