Estirpes

Acontece quando uma espécie sofre mutações significativas ou quando novas gerações se adaptam a condições ambientais apresentando novas características que passam aos descendentes formando uma nova estirpe.
.
É sabido que os vírus estão em constante mutação e por isso são esperadas novas variantes. Neste momento sabemos que existem 3🦠:
• 🦠 A Inglesa- B.1.1.7- que se transmite mais facilmente (até cerca de 70% vezes mais) todas as outras variantes, uma vez que os infetados apresentam uma carga viral superior. Foi identificada em Setembro de 2020. Inicialmente em Londres, chegou rapidamente a Portugal e já temos cerca de 20000 pessoas infetadas com esta estirpe. Sabemos também que é responsável por cerca de 20% das novas infeções em Lisboa e Vale do Tejo e prevê-se que em três semanas vai afetar 60% do total de infetados em Portugal. Tem uma mortalidade associada à doença grave superior em 30%.
Outra questão interessante desta estirpe, é que no Reino Unido infetou em proporção mais jovens dos 10-19 anos, do que adultos dos 60-69… ⚠️
• 🦠 A do Sul de África chamada B1.351 foi originalmente detetada em Outubro e tem algumas mutações iguais às da Inglesa. Talvez por isso também seja mais agressiva nos jovens. Aliás, o Ministro da Saúde da África do Sul disse que se descobriu esta nova estirpe quando se reparou que havia maior proporção de doentes mais jovens sem co-morbilidades e com doença grave.
Já foi detetado em Portugal um homem com esta estirpe, que viajava da África do Sul.
• 🦠 A Brasileira, a de Manaus, P.1, tem umas mutações adicionais que foram detetadas em dezembro de 2020. Tem duas mutações que a tornam mais perigosa. Uma que a torna 50% mais transmissível e outra que parece defendê-la dos anticorpos que nós já possamos ter, permitindo uma re-infecção como se fosse uma nova infecção (parece que a da África do Sul também tem esta mutação).
Ainda não chegou a Portugal, mas é uma possibilidade a cada dia que passa.
.
O melhor mesmo é ficarmos resguardados! Eu por aqui aguardo que se saiba mais sobre as novas estirpes, para vos contar tudo!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: