Este tema de alimentação, obesidade e COVID era um tema que já há algum tempo queria abordar.
Queria-vos trazer conhecimento cientifico acerca deste tema. Pois antes de se falar de COVID, a obesidade já era uma doença considerada epidemia mundial pela OMS. E hoje tornou-se uma comorbidade de relevo para doença grave relacionada com COVID-19.
.
Na obesidade são muitos os fatores que contribuem para comprometer não só o adequado funcionamento de órgãos, como também favorecem dano no sistema imunológico:
👉🏻Tecido adiposo excessivo,
👉🏻Déficit de massa magra,
👉🏻Resistência à insulina,
👉🏻Dislipidemia,
👉🏻Hipertensão,
👉🏻Altos níveis de citocinas pró-inflamatórias,
👉🏻Baixa ingestão de nutrientes essenciais.
@elseviermedicine
Na infeção por SARS-CoV-2, estas alterações orgânicas causadas pela obesidade podem aumentar a necessidade de assistência ventilatória, risco de tromboembolismo, diminuição da função renal, alterações na resposta imune e perpetuação da resposta inflamatória crônica. No fundo injúrias muito graves a um corpo que já se encontra doente e com a sua capacidade de defesa debelada.
Claro que ,medidas como o confinamento podem perpetuar e agravar a obesidade, razão pela qual nutricionistas como a @nutricionistalillian nos podem ajudar e orientar nas melhores seleções que podemos fazer em casa.
Vamos também perceber como nos podemos ajudar, selecionando a melhor alimentação e encontrando o nosso bem-estar que ao ver-se por fora, só significa equilíbrio por dentro💪🏻.
Gostei do que li sobre a obesidade e preciso mais atenção. Assim como concordo com o confinamento, que está em vigor. Mas tem que haver mais vigilância é a minha opinião
GostarGostar
Bom dia amiga Dra obrigado por ser minha amiga. Já agora faz consulta onde? beijinhos
GostarGostar
Olá! Clique nos serviços tem consulta online e presencial. Cumprimentos.
GostarGostar
Obrigado um bom almoço beijinhos e para a princesinha e para o Príncipe beijinhos
GostarGostar